Na última semana, o projeto “O Que Fazer no Nordeste” realizou uma visita inspiradora à Escola Horizontes do Saber, localizada na Chapada. O convite partiu da gestão da escola com o intuito de desenvolver uma palestra sobre o Complexo do Nordeste de Amaralina, abordando suas histórias e desenvolvimento, direcionada para a turma do fundamental 2.
A manhã foi extremamente enriquecedora tanto para os alunos quanto para a nossa mídia, que está em seu quinto ano de existência. Durante a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, tirar dúvidas e prestar homenagens, destacando a importância das informações compartilhadas pelo projeto “O Que Fazer no Nordeste”.
Representação da Mídia
Nossa equipe foi representada pelo fundador da mídia, Dener Dublack, e pela diretora e produtora, Nana Black. Eles compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a região, proporcionando uma visão ampla e profunda sobre o povoamento e as diversas realidades históricas do bairro.
Impacto Educacional
O projeto “Nordeste Origens”, que exalta e destaca as memórias da região Nordeste de Amaralina e é publicado semanalmente, está servindo como base para o projeto “Nas Nuvens do Nordeste”, realizado pela escola. Este projeto ensina temas relacionados à região aos seus alunos, fortalecendo a identidade e o conhecimento local.
Depoimento da Professora Regina
A professora Regina, uma das responsáveis pelo módulo e desenvolvimento do projeto, expressou sua gratidão e destacou a importância da participação da nossa equipe:
“Desde já agradecendo novamente, né? Obrigado. Foi muito importante para os alunos a visão de alguém que é morador do nosso bairro, tem um conhecimento amplo sobre a questão do povoamento e diversas realidades históricas do bairro que as crianças não têm acesso e até mesmo nós professores. Então, foi muito benéfico, positivo para o crescimento de conhecimento da nossa própria história. Esse trabalho, a participação de vocês foi fundamental.”
Ela também enfatizou a relevância de sermos jovens e termos uma história e um legado construído nas redes sociais, algo que as crianças e os jovens de hoje se assemelham e desejam participar. Segundo ela, ver que é possível fornecer conhecimento e construir projetos significativos utilizando plataformas como o Instagram inspira os alunos a buscarem e compartilharem conhecimento.
Sobre o Projeto da Escola
A professora Regina explicou que o projeto da escola aborda a questão do povoamento do Nordeste de Amaralina, explorando as histórias do passado e do presente para entender como a comunidade foi formada. Além disso, o projeto engloba iniciativas na área educacional e de saúde, como a construção de uma biblioteca comunitária e o descarte adequado de medicamentos.
“Na questão educacional, na questão da saúde, a gente também tem um projeto de construir uma biblioteca na nossa comunidade, incentivando a leitura das crianças e jovens. Na questão da saúde, na questão de as crianças levarem esses remédios, que são descartados de qualquer forma, a ser descartado em um local adequado, que é nas farmácias do bairro, e conhecer amplamente o bairro, o que esse bairro tem de positivo.”
A visita à Escola Horizontes do Saber não só fortaleceu a parceria entre a comunidade escolar e o projeto “O Que Fazer no Nordeste”, mas também reafirmou o compromisso de ambos em promover o conhecimento e a valorização da história e da cultura local. Continuaremos a trabalhar juntos para construir um futuro melhor e mais consciente para os jovens da nossa comunidade.