O Workshop ‘O Que Fazer No Nordeste’ teve como objetivo central inspirar novos olhares por meio da transmissão de conhecimentos técnicos e práticos através da fotografia. Essa iniciativa foi organizada pelo Diretor de Imagem da TVE, Matheus Santana, em parceria com a direção do ‘O Que Fazer no Nordeste, contando com financiamento próprio e o apoio valioso de parceiros.
No primeiro encontro, contamos com a participação de seis alunos devido, desistências de última hora e às limitações estruturais da organização. Mesmo com esse desafio, estamos comprometidos em continuar lutando pela formação de novos talentos na comunidade.
Os alunos selecionados para a oficina participaram de aulas teóricas e práticas no estúdio e saídas de campo, na praia de Amaralina. A atividade prática foi realizada em trios e os alunos percorreram pontos da Praia e o todo espaço que a nosso quintal oferece, agora, as fotos dos alunos vão ser expostas em nossas redes.
Nordeste de Amaralina sob um novo olhar
Para a aluna Joyce Leoni, a oficina foi uma oportunidade de ver a fotografia e o Nordeste sob um novo olhar. “As aulas teóricas e, principalmente, a aula prática, foram experiências incríveis. Agora fica a expectativa pelas fotos e o desejo de novas oportunidades como esta”, comenta Joyce.
A intenção do projeto é trazer a inclusão a juventude da comunidade e o primeiro contato com a fotografia, deixar registros desses novos olhares sobre o Nordeste de Amaralina para gerações futuras. E não um simples registro, os alunos foram incentivados a pensar muito antes de clicar e, para isso, absorveram conhecimentos de enquadramento, aprenderam sobre os elementos da linguagem visual e tiveram acesso à muitas inspirações através da roda de conversa.
“Nossa meta é dar continuidade a este projeto, buscando, naturalmente, apoios e um suporte maior para expandir a estrutura e o desenvolvimento. Essas palavras são enfatizadas por Dener Dublack, presidente do coletivo de mídia.
O Workshop representa uma nova fase, uma evolução notável deste projeto de quatro anos, cujo objetivo é ampliar e celebrar os talentos e a cultura da região do Nordeste de Amaralina. Estamos empenhados em potencializar o potencial criativo local e aprimorar as oportunidades para a comunidade. Com determinação e apoio, estamos confiantes de que esse projeto continuará a florescer e a impactar positivamente a vida de muitos.”
O professor, e diretor Matheus Santana, se surpreendeu positivamente com a resposta dos alunos. “Estava precisando disso, obrigado pela energia, não existe nenhum bairro de Salvador com moradores com o sentimento de pertencimento tão grande como o Nordeste.”, afirma.
Conhecimento e legado
Pela primeira vez, o Workshop ‘O Que Fazer No Nordeste’ foi realizado no bairro. Essa experiência inovadora mudou alunos e professores, trazendo conhecimento inédito e acessível aos jovens. As experiências proporcionadas ligaram alunos e professor e trouxeram ao Nordeste de Amaralina um conhecimento novo e de forma gratuita. “As aulas foram muito melhores do que eu esperava. Fiquei admirado pela didática do professor e pelo conteúdo trazido, senti carinho e acolhimento garanto que foi uma experiência que me marcou fortemente”, finalizou Alex, um dos participantes.
Além disso, o projeto recebeu o apoio valioso do Bar do Barbeiro e da Churrascaria Veneto Grill, que generosamente forneceram o almoço para todos os presentes. Essa colaboração foi fundamental para o sucesso do evento, destacando como a comunidade local pode se unir para promover a aprendizagem e o crescimento. Essa primeira edição do Workshop marcou o início de uma jornada de descoberta e conexões, e estamos ansiosos para futuros eventos que promovam a educação e a cultura na região do Nordeste de Amaralina.